domingo, 10 de maio de 2015

Fratura do 5º metatarso

É uma das fraturas mais frequentes e está intimamente relacionada com pequenos acidentes durante a marcha (Serra, 2001).
O metatarso é o osso localizado na face lateral da região média do pé.

    

Podemos dividir este tipo de fratura em 2:


 Fratura da base do 5º metatarso (fratura por arrancamento)
O tubérculo do quinto metatarso pode ser arrancado pelo músculo curto peronial (inserção distal). Acontece quando o pé é submetido a uma inversão e o músculo se contrai violentamente, numa tentativa de corrigir a posição do pé (Mcrae, 1999). Durante a avaliação pode passar despercebido pois pode ser confundido com uma entorse do tornozelo.

Fratura de Jones
Neste caso a fratura pode ocorrer distalmente em relação à articulação deste metatarso com o 4º. Trata-se de uma fratura de fadiga, mas também poderá ser provocada por um traumatismo direto. Usual nos atletas, e mais propensa à dificuldade de cicatrização devido à pouca irrigação sanguínea  

Diagnóstico:

Em casos de fratura do 5º metatarso será necessário uma rigorosa avaliação ao tornozelo e pé, como meio de diagnóstico poderá ser necessário a realização de um raio X para confirmar as suspeitas. Nos casos de suspeita de fratura de Jones (por vezes não é visível no Raio X) será necessário a realização de outros meios de diagnóstico.

Tratamento conservador:

O tratamento deste tipo de fratura poderá passar pela simples imobilização com gesso.

Fisioterapia:

Imediatamente após a lesão, inicia-se a fisioterapia, promovendo o alívio da dor e o aparecimento do edema, para tal aplica-se o protocolo PRICE:
P - Protection (proteção) - A área lesada deve ser protegida contra lesões adicionais pelo uso de órteses ou outros dispositivos para imobilização.

R - Rest (repouso/ restrição de atividade) - No caso de um atleta, recomenda-se evitar treinos e atividades desportivas que envolvam o segmento afetado.

I - Ice (gelo) - O uso de frio, é útil para o alívio da dor, principalmente da dor aguda. Por isso sempre que possível aplicar de 15 em 15min até se sentir alivio na lesão. Aplicar gelo sobre a lesão durante, mínimo:10min máximo:20-30minutos

C- Compression (compressão) - A aplicação de faixas elásticas auxilia na drenagem do edema.

E - Elevation (elevação) - A elevação de um segmento facilita a drenagem venosa

Após o período de imobilização (fisioterapiajoaomaia.blogspot.pt)
- Aplicação de calor antes dos exercícios;            
- Mobilização articular;
- Exercícios para melhorar a flexibilidade, força e equilíbrio;
- Massagem dos tecidos moles.